Responsabilidades do Bolsista
Dedicar-se integralmente a atender aos requisitos de excelência de sua pesquisa.
Informar regularmente ao seu supervisor sobre o andamento de sua pesquisa, incluindo resultados parciais, dificuldades encontradas, planejamento futuro, bem como todas as atividades conexas que esteja desenvolvendo. Levar em consideração as sugestões e proposições críticas do supervisor sobre seu projeto de pesquisa. Manter o supervisor informado sobre colaborações cientificas em que se envolva, inclusive aquelas realizadas com pesquisadores externos ao grupo no qual esteja trabalhando.
Compartilhar todos os resultados obtidos e preservar sua disponibilidade para outros integrantes da equipe e membros do projeto maior em que se insere, observando as determinações do líder do grupo quanto aos procedimentos de gestão dos dados, resultados obtidos e eventuais restrições - por exemplo, questões éticas ou de confidencialidade.
Apresentar regularmente os resultados de sua pesquisa de forma ampla para a comunidade científica e, quando oportuno, à sociedade, em linguagem acessível a um público leigo.
Respeitar os princípios da integridade acadêmica, evitando especialmente incorrer em má conduta científica, má conduta acadêmica e mau uso de recursos. Seguir o Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP.
Tratar todos os membros da comunidade acadêmica e profissional com respeito e profissionalismo.
Contribuir para a vida intelectual de sua Instituição e para o desenvolvimento do grupo de pesquisa em que se insere.
Reconhecer adequadamente a contribuição do supervisor e de seus colegas para a sua própria pesquisa.
Utilizar apropriadamente os recursos e equipamentos que lhe foram disponibilizados e zelar pelo bom funcionamento da infraestrutura que lhe foi oferecida.
Afastar-se da Instituição em que desenvolve seu projeto de pesquisa somente em situações, tais como, realização de pesquisa de campo, estágio de pesquisa por tempo limitado e apresentação de trabalhos em eventos científicos, sempre com endosso do supervisor e seguindo as normas da FAPESP.
Fazer referência explícita ao apoio da FAPESP, incluindo o número do processo, em toda comunicação oral, relatório técnico, artigo científico e outras produções decorrentes da pesquisa financiada pela FAPESP.
Preencher o formulário: Plano de Desenvolvimento do Pós-Doutorado. Encaminhar o plano à FAPESP em até 60 dias após o início do estágio de Pós-Doutorado. Cumprir o plano de desenvolvimento e o projeto de pesquisa aprovados. Caso necessário, solicitar à FAPESP autorização para alterações, de comum acordo com o supervisor, por meio de Solicitação de Mudança-Alteração de Projeto e seguir as determinações do Termo de Outorga.
Participar dos webinários do Programa Iniciativa de Mentoria para a Consolidação da Carreira em Pesquisa: A FAPESP e o Sistema de Pesquisa do Estado de São Paulo; Consolidação da Carreira Científica; Treinamento em Ética e Integridade da Pesquisa; a Assessoria ad hoc em Fomentos à Pesquisa Científica e Tecnológica. Após a realização desses webinários, o bolsista de Pós-Doutorado poderá receber convites da FAPESP para análise de solicitações de bolsa de iniciação científica e de mestrado, como assessor ad hoc.