Iniciativa de Mentoria para
Consolidação da Carreira em Pesquisa

Bolsistas de Pós-Doutorado FAPESP

Fapesp

Supervisor e Instituição


Responsabilidades relativas à bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP

Para que os objetivos do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado possam ser alcançados com o grau de excelência esperado pela FAPESP, as responsabilidades detalhadas a seguir devem orientar a conduta dos supervisores e bolsistas de Pós-Doutorado, bem como das Instituições que os abrigam.

Responsabilidades do Supervisor e da Instituição

  • Oferecer aos bolsistas de Pós-Doutorado da FAPESP supervisão de qualidade e treinamento adequado, com acompanhamento continuado durante o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa. Espera-se que o bolsista tenha reuniões formais periódicas com seu supervisor, que o avaliará quanto ao progresso e a qualidade do seu trabalho. 

  • Oferecer ao bolsista treinamento e orientação sobre o planejamento de sua carreira profissional.

  • Garantir a liberdade acadêmica do bolsista de Pós-Doutorado, incluindo o direito de expressar, sem sofrer represálias, opiniões independentes sobre as pesquisas desenvolvidas no grupo em que está inserido. Permitir que o bolsista desenvolva seu projeto de pesquisa tendo em vista sua independência científica. O bolsista de Pós-Doutorado pode e deve interagir com outros pesquisadores que venham a contribuir para o desenvolvimento de seu projeto e de sua carreira de pesquisador.

  • Garantir que os princípios da integridade acadêmica sejam cumpridos. Seguir o Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP.

  • Reconhecer apropriadamente a contribuição do bolsista de Pós-Doutorado nas publicações referentes às pesquisas de que tenha participado.

  • Oferecer ao bolsista acesso ao espaço físico e à infraestrutura de pesquisa da Instituição, incluindo espaço para seu trabalho individual e acesso a bibliotecas, laboratórios, equipamentos, material de consumo e infraestrutura computacional (hardware, software, bases de dados).

  • Oferecer ao bolsista amplo acesso aos regulamentos que regem a sua condição na Instituição.